Adolescentes do Projeto Plugado em apresentação do espetáculo " Os Saltimbancos".
Como dizia Augusto Boal " O ato de transformar é transformador": não é preciso ser poeta para escrever um poema, quem escreve um poema torna-se poeta. Por ter esse entendimento é que aproprio-me das técnicas do Teatro do Oprimido para desenvolver o teatro para atores e não atores. Por ser uma metodologia fácil de ser ensinada e de ser aprendida, pode ser praticada em quase todos os espaços, sem exigências técnicas sofisticadas, mas com uma enorme atenção a essência do ser humano, e seu caráter transformador.
Como dizia Augusto Boal " O ato de transformar é transformador": não é preciso ser poeta para escrever um poema, quem escreve um poema torna-se poeta. Por ter esse entendimento é que aproprio-me das técnicas do Teatro do Oprimido para desenvolver o teatro para atores e não atores. Por ser uma metodologia fácil de ser ensinada e de ser aprendida, pode ser praticada em quase todos os espaços, sem exigências técnicas sofisticadas, mas com uma enorme atenção a essência do ser humano, e seu caráter transformador.
“As possibilidades de agir Segundo Vygotsky,
com liberdade, que surgem na
consciência do homem, estão intimamente ligadas à imaginação (...)
Uma penetração mais profunda da
realidade exige que a consciência atinja um relacionamento mais livre com os
elementos dessa realidade, que a consciência se solte do aspecto externo e
aparente da realidade que é dado diretamente à percepção. O resultado é que os
processos por meio dos quais,a cognição da realidade é alcançada se tornam mais
complexos e mais ricos.”
Aqui vou propor jogos teatrais:
1ª Etapa: Desmecanização física e
mental – A arte de nos vermos a nós
mesmos, a arte de nos vermos vendo!
JOGOS 1ª
ETAPA
1) Jana Cabana:
02 pessoas formam uma cabana, e uma
pessoa ocupa a cabana.
01 participante grita para os
demais: Cabana ( todas as pessoas que estão como personagens de cabana trocam
de posições) , um outro participante grita: Pessoa ( somente as pessoas mudam
de posições e as cabanas ficam no mesmo lugar), um outro participante grita:
Tempestade ( e todos os participantes, tanto na posição de pessoas ou cabanas
trocam de posições).
2)
Hipnotismo Colombiano:
Um ator põe a
mão a poucos centímetros do rosto do outro, o mesmo como hipnotizado mantém
sempre a mesma distancia da mão do hipnotizador. O hipnotizador deverá fazer
movimentos que possibilitem a desmecanização do outro, depois trocam os
personagens. Obs: os movimentos não deverão ser rápidos. Em seguida os dois
personagens assumem os papéis de hipnotizadores. Podem formar grupos de três
pessoas, onde 01 hipnotiza dois e por fim todos hipnotizam todos.
3)1,2,3 de
Brad Ford:
Em duplas,
começam a contar alternadamente 1,2 e 3, formando uma seqüência rítmica .
Quando a dupla assimila o processo da contagem começamos as substituições de
cada número por um gesto e um som, sem desmanchar a seqüência lógica.
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4)
Floresta de sons:
Em duplas. Um parceiro
será o cego e o outro o guia. O guia emite
um som, próximo ao cego, com o objetivo de treinar o ouvido do cego que,
de olhos fechados deverá apenas
identificar aquele som do guia. O guia deverá sair pela sala, emitindo o som, e
o cego deverá segui-lo. Quando o som parar o cego deverá parar. Depois
trocam-se os personagens.
5)
Completar a imagem:
Em duplas os
atores representaram uma cena onde estão
de mãos dadas. Pergunta-se ao grupo: O que esta cena pode representar? Em
seguida, vamos tirando um dos atores e completando a imagem a fim de dar um
novo sentido a imagem projetada. Vamos mudando um ator por vez e para finalizar o jogo, vamos deixando o ator
em cena formando assim uma nova imagem a cada ator que entra.
6)
Duas revelações de Santa Tereza:
Em duplas os
participantes deverão combinar:
a)
qual personagem cada um vai representar.
b)
A idade dos mesmos
c)
Onde será o encontro.
Através de
improviso deverão começar um diálogo, que em determinado momento um dos integrantes da dupla deverá
falar uma revelação bombástica. Continua-se o diálogo e em seguida o outro fará
a revelação. Depois de alguns minutos de improvisação, a dupla deverá
encaminhar para o final da conversa.
7) Criando
personagens com fantoches:
Com um
fantoche em mãos, deverão criar uma história para o mesmo, observando sempre
que ele é uma pessoa diferente de você, por essa razão deverá ter uma outra
voz, uma outra idade, outro jeito de falar e outros costumes que deverão ser
percebidos claramente no decorrer da improvisação.
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Esta atriz é a Amanda, mais conhecida como Duda, ela é aluna da oficina de teatro, onde com o auxílio dos jogos, melhorou a dicção e está segura para subir aos palcos e falar com tranquilidade os textos que lhe são propostos, ações quase impossíveis antes do teatro.
Estas atrizes são Eduarda e Isabela, já fazem teatro a mais de 2 anos, e dizem amar o que fazem!
O Rafael e a Sirlei são alunos do Colégio 3 Fronteiras e alunos de Teatro do Projeto Plugado. Esses agentes culturais, são responsáveis por atividades culturais dentro do colégio e em suas comunidades.
Legal o post, vou usar algumas dicas em minha prática educativa
ResponderExcluirOlá! Estamos iniciando teatro em nossa escola, um grupo de crianças, e outro de adolescentes, você teria peças para estes grupos? como posso conseguir?
ResponderExcluirlegal vcs sao fera vo ate bater uma palminha
ExcluirBom dia! Sou aluna de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina do ABC e gostaria de saber onde eu posso assistir uma aula de jogos teatrais para fazer um trabalho sobre o tema. Você poderia me informar? Desde já agradeço.
ResponderExcluirlegal vc e fera vo ate bater uma palminha
ResponderExcluirlixo
ResponderExcluirporra
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