Contação de Histórias

Dicas para uma boa Contação de Histórias

          Partindo do pressuposto Piagetiano de que o desenvolvimento da criança depende da quantidade de experiências que lhe forem oferecidas, neste sentido as técnicas que  apresentarei serão voltadas ao  desenvolvimento da capacidade de percepção e apropriação dos sentidos dos textos literários, pelas crianças, através de atividades concretas com os livros. Em vez de um trabalho reflexivo sobre a obra, que exigiria um nível de abstração muito elevado para os alunos de 0 a 8 anos, indicam-se brincadeiras, jogos e atividades plásticas e musicais, que permitem à criança descobrir os significados do texto de forma prazerosa.
        A elaboraçãso de  procedimentos e técnicas alternativas para a utilização do livro infantil, devem levar em conta os seguintes aspectos: qualidade estética dos livros literários em temos verbais e visuais, organização das unidades por focos de interesse e idade, presença ou não do texto escrito, gênero, tipo de personagem, estrutura e temática, organização de um repertório de obras de Literatura Infantil adequado à criança e ampliar o repertório de atividades propostas pelo professor. Depois dessas observações é só soltar a imaginação.




A dica de hoje é contação de histórias com fantoches:



  • Os fantoches são elementos fundamentais para auxiliar na contação de história, aproveite e convide as crianças para contar a história junto com você, será uma experiência marcante para ambos; 
  • Seja um ator, crie vozes diferentes, e principalmente divirta-se com aquilo que está fazendo.
  • Lembre-se quem dá vida e torna os fantoches interessantes é quem os manuseia, então é bom dar uma treinadinha antes de apresentar a história aos alunos;
  • Para facilitar sua interpretação da história e manipulação dos fantoches é interessante que você saiba as histórias memorizadas, assim elas sairão naturalmente;
  • Opte sempre pela qualidade do que será apresentado para seus alunos, pois se a história for bem contada, com certeza eles vão querer ouvir a próxima;

Em breve mais dicas !

Algumas Fotos dos alunos que contaram suas histórias após confecção de fantoches de caixas de remédios.


 A personagem  " Efigënia - Cara e Coroa" a primeira e única bruxa boa,  em ação em mais uma de suas histórias mirabolantes no pátio da escola.

A Bela Ritinha, contando suas histórias na Escola Acácio Pedroso, na semana da criança.

Bj Ednéia Patrícia



A dica de hoje é contação de história utilizando o avental de histórias:

 

Com o avental, você pode abusar da criatividade, pois você poderá deixar um fundo fixo, como por exemplo, uma floresta, um jardim, um castelo, etc, e vai trocando só os personagens da história.
Outra coisa legal dessa proposta é que você senta em círculo com os alunos, deixando-os bem pertinho de você e com isso participando mais ativamente da história, ou seja interagindo com a história proposta.
Vale também improvisar histórias, deixando cada  criança com um personagem, que vai aparecendo no decorrer da história, e vai sendo colocado pela criança no avental.
Aproveite, é divertido, as crianças adoram e você pode até desenvolver conteúdos curriculares com essa proposta.

________________________________________________________________________________

ATENÇÃO: Sempre que contar uma história, lembre-se que as crianças, também tem sentimentos, afinidades, e estão inseridos em todos os contextos da contemporaneidade. Não tenha medo de tocar em temas como drogas, sexualidade, separação dos pais, novos contextos familiares, diversidade, etc, pois as crianças não devem ficar alheias a esses temas, e sim pelo contrário, discutir temas tratados como críticos, possibilitam que alguns tabus sejam quebrados e possibilidades de entendimento de um mundo mais tolerante, com respeito as diferenças sejam possíveis.

__________________________________________________________________________________



Nem sempre a prática da Contação de histórias é valorizada na Educação Infantil, e essa prática que era tão marcante e importante na família está sendo deixada de lado. Ninguém ouve mais uma história contada pela vovó, nem pela mãe ou pai, enfim estamos deixando de sustentar o imaginário, tão importante para o desenvolvimento desta faixa etária e também de possibilitar que a criança sinta-se a vontade com as emoções que são reveladas durante a cintação de história, como por exemplo: a raiva, a alegria, a irritação, o medo, o bem estar,etc.

Que histórias contar para cada idade?

1 / 2 anos - Como a criança nesta fase ainda não contextualiza a história, com o início, meio e fim, opte por histórias curtas, com frases soltas e rápidas, de preferência improvisadas, com vocabulário fácil. Prenda a tençaõ das crianças com cores, sons e formas de ler, dê entonações diferentes nas frases, use vozes diferentes para cada personagem e principalmente divirta-se junto com elas.


2 / 3 anos - Nesta fase, tudo tem vida, então ouse nas criações de personagens e transforme objetos em seres incríveis. Lembre-se que tudo é real, e a vai viajar com você por mundos fantásticos. Ainda utilize histórias curtas, para não tornar essa aventura em algo monótono e cansativo.


3 / 5 anos - As histórias já podem ser mais elaboradas, com um vocabulário mais elaborado, no entanto simples e de fácil compreensão. As crianças nesta fase misturam um pouco fantasia com realidade, por isso cuidado com o tom de voz, para que as crianças não assustem e percam a vontade de continuar ouvindo a história por medo do que possa acontecer. Os monstros estão presentes no imaginário nesta fase, por isso reforce os poderes dos personagens bons, para não causar aflições durante a história. Divirta-se com eles, por adoram fazer parte da história. Você pode citar o nome dos alunos como personagens da história, vai ser um sucesso, mas lembre-se somente dos personagens "bonzinhos".





 


A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS ESTIMULA A LEITURA:


ESTE LINK TRAZ DICAS DE LIVROS BEM BACANAS PARA CADA FAIXA ETÁRIA, E TEM A OPINIÃO DE GRANDES EDUCADORES DO BRASIL.


SAIBA COMO AJUDAR SEU FILHO A TAMBÉM GOSTAR DE LER. LEMBRE-SE VOCÊ PODE FAZER A DIFERENÇA!

1. Respeite o ritmo do seu filhoDescrição: http://educarparacrescer.abril.com.br/imagens/entrevistas/canto_1.gifDescrição: http://educarparacrescer.abril.com.br/imagens/entrevistas/canto_4.gifDescrição: http://educarparacrescer.abril.com.br/imagens/entrevistas/canto_2.gifDescrição: http://educarparacrescer.abril.com.br/imagens/entrevistas/canto_3.gif