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Chimamanda Adichie: “O perigo de uma única história”.

http://www.ted.com/talks/lang/por_br/chimamanda_adichie_the_danger_of_a_single_story.html
Translated into Portuguese (Brazil) by Erika Barbosa
Reviewed by Belucio Haibara

Eu sou uma contadora de histórias e gostaria de contar a vocês algumas histórias pessoais
sobre o que eu gosto de chamar "o perigo de uma história única".
Eu cresci num campus universitário no leste da Nigéria. Minha mãe diz que eu comecei a ler
com dois anos, mas eu acho que quatro é provavelmente mais próximo da verdade. Então, eu
fui uma leitora precoce. E o que eu lia eram livros infantis britânicos e americanos. Eu fui
também uma escritora precoce. E quando comecei a escrever, por volta dos sete anos,
histórias com ilustrações em giz de cera, que minha pobre mãe era obrigada a ler, eu escrevia
exatamente os tipos de histórias que eu lia. Todos os meus personagens eram brancos de
olhos azuis. Eles brincavam na neve. Comiam maçãs. (Risos da plateia) E eles falavam muito
sobre o tempo, em como era maravilhoso o sol ter aparecido. (Risos da plateia), apesar do
fato que eu morava na Nigéria.
Eu nunca havia estado fora da Nigéria. Nós não tínhamos neve, nós comíamos mangas. E nós
nunca falávamos sobre o tempo porque não era necessário. Meus personagens também
bebiam muita cerveja de gengibre porque as personagens dos livros britânicos que eu lia
bebiam cerveja de gengibre. Não importava que eu não tivesse a mínima ideia do que era
cerveja de gengibre. (Risos da plateia) E por muitos anos depois, eu desejei desesperadamente
experimentar cerveja de gengibre. Mas isso é outra história. A meu ver, o que isso demonstra
é como nós somos impressionáveis e vulneráveis em face de uma história, principalmente
quando somos crianças. Porque tudo que eu havia lido eram livros nos quais as personagens
eram estrangeiras, eu convenci-me de que os livros, por sua própria natureza, tinham que ter
estrangeiros e tinham que ser sobre coisas com as quais eu não podia me identificar. Bem, as
coisas mudaram quando eu descobri os livros africanos. Não havia muitos disponíveis e eles
não eram tão fáceis de encontrar quanto os livros estrangeiros, mas devido a escritores como
Chinua Achebe e Camara Laye eu passei por uma mudança mental em minha percepção da
literatura. Eu percebi que pessoas como eu, meninas com a pele da cor de chocolate, cujos
cabelos crespos não poderiam formar rabos-de-cavalo, também podiam existir na literatura.
Eu comecei a escrever sobre coisas que eu reconhecia. Bem, eu amava aqueles livros
americanos e britânicos que eu lia. Eles mexiam com a minha imaginação, me abriam novos
mundos. Mas a consequência inesperada foi que eu não sabia que pessoas como eu podiam
existir na literatura. Então o que a descoberta dos escritores africanos fez por mim foi: salvoume
de ter uma única história sobre o que os livros são.
Eu venho de uma família nigeriana convencional, de classe média. Meu pai era professor.
Minha mãe, administradora. Então nós tínhamos como era normal, empregada doméstica, que
frequentemente vinha das aldeias rurais próximas. Então, quando eu fiz oito anos, arranjamos
um novo menino para a casa. Seu nome era Fide. A única coisa que minha mãe nos disse sobre
ele foi que sua família era muito pobre. Minha mãe enviava inhames, arroz e nossas roupas
usadas para sua família. E quando eu não comia tudo no jantar, minha mãe dizia: "Termine sua
comida! Você não sabe que pessoas como a família de Fide não tem nada?" Então eu sentia
uma enorme pena da família de Fide.
Então, num sábado, nós fomos visitar a sua aldeia e sua mãe nos mostrou um cesto com um
padrão lindo, feito de ráfia seca por seu irmão. Eu fiquei atônita! Nunca havia pensado que
alguém em sua família pudesse realmente criar alguma coisa. Tudo que eu tinha ouvido sobre
eles era como eram pobres, assim havia se tornado impossível pra mim vê-los como alguma
coisa além de pobres. Sua pobreza era minha história única sobre eles.
Anos mais tarde, pensei nisso quando deixei a Nigéria para cursar universidade nos Estados
Unidos. Eu tinha 19 anos. Minha colega de quarto americana ficou chocada comigo. Ela
perguntou onde eu tinha aprendido a falar inglês tão bem e ficou confusa quando eu disse
que, por acaso, a Nigéria tinha o inglês como sua língua oficial. Ela perguntou se podia ouvir o
que ela chamou de minha "música tribal" e, consequentemente, ficou muito desapontada
quando eu toquei minha fita da Mariah Carey. (Risos da plateia) Ela presumiu que eu não sabia
como usar um fogão.
O que me impressionou foi que: ela sentiu pena de mim antes mesmo de ter me visto. Sua
posição padrão para comigo, como uma africana, era um tipo de arrogância bem intencionada,
piedade. Minha colega de quarto tinha uma única história sobre a África. Uma única história de
catástrofe. Nessa única história não havia possibilidade de os africanos serem iguais a ela, de
jeito nenhum. Nenhuma possibilidade de sentimentos mais complexos do que piedade.
Nenhuma possibilidade de uma conexão como humanos iguais.
Eu devo dizer que antes de ir para os Estados Unidos, eu não me identificava,
conscientemente, como uma africana. Mas nos EUA, sempre que o tema África surgia, as
pessoas recorriam a mim. Não importava que eu não soubesse nada sobre lugares como a
Namíbia. Mas eu acabei por abraçar essa nova identidade. E, de muitas maneiras, agora eu
penso em mim mesma como uma africana. Entretanto, ainda fico um pouco irritada quando se
referem à África como um país. O exemplo mais recente foi meu maravilhoso voo de Lagos,
dois dias atrás, não fosse um anúncio de um voo da Virgin sobre o trabalho de caridade na
"Índia, África e outros países". (Risos da plateia)
Então, após ter passado vários anos nos EUA como uma africana, eu comecei a entender a
reação de minha colega para comigo. Se eu não tivesse crescido na Nigéria e se tudo que eu
conhecesse sobre a África viesse das imagens populares, eu também pensaria que a África
fosse um lugar de lindas paisagens, lindos animais e pessoas incompreensíveis, lutando guerras
sem sentido, morrendo de pobreza e AIDS, incapazes de falar por elas mesmas e esperando
serem salvos por um estrangeiro branco e gentil. Eu veria os africanos do mesmo jeito que eu,
quando criança, havia visto a família de Fide.
Eu acho que essa única história da África vem da literatura ocidental. Então, aqui temos uma
citação de um mercador londrino chamado John Locke, que navegou até o oeste da África em
1561 e manteve um fascinante relato de sua viagem. Após referir-se aos negros africanos
como "bestas que não tem casas", ele escreve: "Eles também são pessoas sem cabeças, que
“têm sua boca e olhos em seus seios.” Eu rio toda vez que leio isso, e deve-se admirar a
imaginação de John Locke. Mas o que é importante sobre sua escrita é que ela representa o
início de uma tradição de contar histórias africanas no Ocidente. Uma tradição da África
subsaariana como um lugar negativo, de diferenças, de escuridão, de pessoas que, nas
palavras do maravilhoso poeta, Rudyard Kipling, são "metade demônio, metade criança".
E então eu comecei a perceber que minha colega de quarto americana deve ter, por toda sua
vida, visto e ouvido diferentes versões de uma única história. Como um professor, que uma vez
me disse que meu romance não era "autenticamente africano". Bem, eu estava
completamente disposta a afirmar que havia uma série de coisas erradas com o romance, que
ele havia falhado em vários lugares. Mas eu nunca teria imaginado que ele havia falhado em
alcançar alguma coisa chamada autenticidade africana. Na verdade, eu não sabia o que era
"autenticidade africana". O professor me disse que minhas personagens pareciam-se muito
com ele, um homem educado de classe média. Minhas personagens dirigiam carros, elas não
estavam famintas. Por isso elas não eram autenticamente africanas.
Mas eu devo rapidamente acrescentar que eu também sou culpada na questão da única
história. Alguns anos atrás, eu visitei o México saindo dos EUA. O clima político nos EUA àquela
época era tenso. E havia debates sobre imigração. E, como frequentemente acontece na
América, imigração tornou-se sinônimo de mexicanos. Havia histórias infindáveis de mexicanos
como pessoas que estavam espoliando o sistema de saúde, passando às escondidas pela
fronteira, sendo presos na fronteira, esse tipo de coisa. Eu me lembro de andar no meu
primeiro dia por Guadalajara, vendo as pessoas indo trabalhar, enrolando tortilhas no
supermercado, fumando, rindo. Eu me lembro que meu primeiro sentimento foi surpresa. E
então eu fiquei oprimida pela vergonha. Eu percebi que eu havia estado tão imersa na
cobertura da mídia sobre os mexicanos que eles haviam se tornado uma coisa em minha
mente: o imigrante abjeto. Eu tinha assimilado a única história sobre os mexicanos e eu não
podia estar mais envergonhada de mim mesma. Então, é assim que se cria uma única história:
mostre um povo como uma coisa, como somente uma coisa, repetidamente, e será o que ele
se tornará.
É impossível falar sobre única história sem falar sobre poder. Há uma palavra, uma palavra da
tribo Igbo, que eu lembro sempre que penso sobre as estruturas de poder do mundo, e a
palavra é "nkali".
É um substantivo que livremente se traduz: "ser maior do que o outro". Como nossos mundos
econômico e político, histórias também são definidas pelo princípio do "nkali". Como é
contadas, quem as conta, quando e quantas histórias são contadas, tudo realmente depende
do poder. Poder é a habilidade de não só contar a história de outra pessoa, mas de fazê-la a
história definitiva daquela pessoa. O poeta palestino Mourid Barghouti escreve que se você
quer destituir uma pessoa, o jeito mais simples é contar sua história, e começar com "em
segundo lugar". Comece uma história com as flechas dos nativos americanos, e não com a
chegada dos britânicos, e você tem uma história totalmente diferente. Comece a história com
o fracasso do estado africano e não com a criação colonial do estado africano e você tem uma
história totalmente diferente.
Recentemente, eu palestrei numa universidade onde um estudante me disse que era uma
vergonha que homens nigerianos fossem agressores físicos como a personagem do pai no meu
romance. Eu disse a ele que eu havia terminado de ler um romance chamado "Psicopata
Americano" - (Risos da plateia) e que era uma grande pena que jovens americanos fossem
assassinos em série. (Risos da plateia e aplausos) É óbvio que eu disse isso num leve ataque de
irritação. (Risos da plateia)
Nunca havia me ocorrido pensar que só porque eu havia lido um romance no qual uma
personagem era um assassino em série, que isso era, de alguma forma, representativo de
todos os americanos. E agora, isso não é porque eu sou uma pessoa melhor do que aquele
estudante, mas, devido ao poder cultural e econômico da América, eu tinha muitas histórias
sobre a América. Eu havia lido Tyler, Updike, Steinbeck e Gaitskill. Eu não tinha uma única
história sobre a América.
Quando eu soube, alguns anos atrás, que escritores deveriam ter tido infâncias realmente
infelizes para ter sucesso, eu comecei a pensar sobre como eu poderia inventar coisas horríveis
que meus pais teriam feito comigo. (Risos da plateia) Mas a verdade é que eu tive uma infância
muito feliz, cheia de risos e amor, em uma família muito unida.
Mas também tive avós que morreram em campos de refugiados. Meu primo Polle morreu
porque não teve assistência médica adequada. Um dos meus amigos mais próximos, Okoloma,
morreu num acidente aéreo porque nossos caminhões de bombeiros não tinham água. Eu
cresci sob governos militares repressivos que desvalorizavam a educação, então, por vezes,
meus pais não recebiam seus salários. E então, ainda criança, eu vi a geleia desaparecer do
café-da-manhã, depois a margarina desapareceu, depois o pão tornou- se muito caro, depois o
leite ficou racionado. E acima de tudo, um tipo de medo político normalizado invadiu nossas
vidas.
Todas essas histórias fazem de mim quem eu sou. Mas insistir somente nessas histórias
negativas é superficializar minha experiência e negligenciar as muitas outras histórias que me
formaram. A “única história cria estereótipos”. E o problema com estereótipos não é que eles
sejam mentira, mas que eles sejam incompletos. Eles fazem um história tornar-se a única
história.
Claro, África é um continente repleto de catástrofes. Há as enormes, como as terríveis
violações no Congo. E há as depressivas, como o fato de 5.000 pessoas candidatarem-se a uma
vaga de emprego na Nigéria. Mas há outras histórias que não são sobre catástrofes. E é muito
importante, é igualmente importante, falar sobre elas. Eu sempre achei que era impossível
relacionar-me adequadamente com um lugar ou uma pessoa sem relacionar-me com todas as
histórias daquele lugar ou pessoa. A consequência de uma única história é essa: ela rouba das
pessoas sua dignidade. Faz o reconhecimento de nossa humanidade compartilhada difícil.
Enfatiza como nós somos diferentes ao invés de como somos semelhantes. E se antes de
minha viagem ao México eu tivesse acompanhado os debates sobre imigração de ambos os
lados, dos Estados Unidos e do México? E se minha mãe nos tivesse contado que a família de
Fide era pobre E trabalhadora? E se nós tivéssemos uma rede televisiva africana que
transmitisse diversas histórias africanas para todo o mundo? O que o escritor nigeriano Chinua
Achebe chama "um equilíbrio de histórias."
E se minha colega de quarto soubesse do meu editor nigeriano, Mukta Bakaray, um homem
notável que deixou seu trabalho em um banco para seguir seu sonho e começar uma editora?
Bem, a sabedoria popular era que nigerianos não gostam de literatura. Ele discordava. Ele
sentiu que pessoas que podiam ler, leriam se a literatura se tornasse acessível e disponível
para elas.
Logo após ele publicar meu primeiro romance, eu fui a uma estação de TV em Lagos para uma
entrevista. E uma mulher que trabalhava lá como mensageira veio a mim e disse: "Eu
realmente gostei do seu romance, mas não gostei do final. Agora você tem que escrever uma
sequência, e isso é o que vai acontecer..." (Risos da plateia) E continuou a me dizer o que
escrever na sequência. Agora eu não estava apenas encantada, eu estava comovida. Ali estava
uma mulher, parte das massas comuns de nigerianos, que não se supunham ser leitores. Ela
não só tinha lido o livro, mas ela havia se apossado dele e se sentia no direito de me dizer o
que escrever na sequência.
Agora, e se minha colega de quarto soubesse de minha amiga Fumi Onda, uma mulher
destemida que apresenta um show de TV em Lagos, e que está determinada a contar as
histórias que nós preferimos esquecer? E se minha colega de quarto soubesse sobre a cirurgia
cardíaca que foi realizada no hospital de Lagos na semana passada? E se minha colega de
quarto soubesse sobre a música nigeriana contemporânea? Pessoas talentosas cantando em
inglês e Pidgin, e Igbo e Yoruba e Ijo, misturando influências de Jay-Z a Fela, de Bob Marley a
seus avós. E se minha colega de quarto soubesse sobre a advogada que recentemente foi ao
tribunal na Nigéria para desafiar uma lei ridícula que exigia que as mulheres tivessem o
consentimento de seus maridos antes de renovarem seus passaportes? E se minha colega de
quarto soubesse sobre Nollywood, cheia de pessoas inovadoras fazendo filmes apesar de
grandes questões técnicas? Filmes tão populares que são realmente os melhores exemplos de
que nigerianos consomem o que produzem. E se minha colega de quarto soubesse da minha
maravilhosamente ambiciosa trançadora de cabelos, que acabou de começar seu próprio
negócio de vendas de extensões de cabelos? Ou sobre os milhões de outros nigerianos que
começam negócios e às vezes fracassam, mas continuam a fomentar ambição?
Toda vez que estou em casa, sou confrontada com as fontes comuns de irritação da maioria
dos nigerianos: nossa infraestrutura fracassada, nosso governo falho. Mas também pela
incrível resistência do povo que prospera apesar do governo, ao invés de devido a ele. Eu
ensino em workshops de escrita em Lagos todo verão. E é extraordinário pra mim ver quantas
pessoas se inscrevem, quantas pessoas estão ansiosas por escrever, por contar histórias. Meu
editor nigeriano e eu começamos uma ONG chamada Farafina Trust. E nós temos grandes
sonhos de construir bibliotecas e recuperar bibliotecas que já existem e fornecer livros para
escolas estaduais que não têm nada em suas bibliotecas, e também organizar muitos e muitos
workshops, de leitura e escrita para todas as pessoas que estão ansiosas para contar nossas
muitas histórias. Histórias importam. Muitas histórias importam. Histórias têm sido usadas
para expropriar e tornar maligno. Mas histórias podem também ser usadas para capacitar e
humanizar. Histórias podem destruir a dignidade de um povo, mas histórias também podem
reparar essa dignidade perdida. A escritora americana Alice Walker escreveu isso sobre seus
parentes do sul que haviam se mudado para o norte. Ela os apresentou a um livro sobre a vida
sulista que eles tinham deixado para trás. "Eles sentaram-se em volta, lendo o livro por si
próprios, ouvindo-me ler o livro e um tipo de paraíso foi reconquistado." Eu gostaria de
finalizar com esse pensamento: Quando nós rejeitamos uma única história, quando
percebemos que nunca há apenas uma história sobre nenhum lugar, nós reconquistamos um
tipo de paraíso. Obrigada. (Aplausos).

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ANTROPOLOGIA, CULTURA e EDUCAÇÃO
O perfil da  mulher “ Amélia” e as lutas pela igualdade de gênero
Ednéia Patrícia Dias                 
O modelo de mulher ideal, que na letra do samba de Ataulfo Alves e Mário Lago ( 1942) e nos anos posteriores tratava-se de uma imagem idealizada pelo contexto de uma tradição herdada dos nossos colonizadores que atribuíam ao papel desenvolvido pela mulher, como sendo da pessoa responsável pela educação dos filhos, por todo o cuidado com a casa, ou seja, limpeza, organização, lavar e passar roupas, preparar as refeições e deixar tudo em ordem para esperar o esposo. Essa mulher não reclamava seus direitos, nem tão pouco questionava as decisões tomadas pelos maridos, que eram considerados chefes da família. Sendo a mulher uma figura considerada  frágil demais e incapaz de assumir a direção e chefia do grupo familiar,  o homem, estava cada vez mais  associado à ideia de autoridade devido a seu poder de mando e força física e assim, assumindo o poder dentro da sociedade.
O surgimento das sociedades patriarcais, fundadas no poder do homem como o chefe de família, fez com que a mulher fosse ficando cada vez mais em um patamar de desigualdade. Nas famílias assim constituídas, o marido detentor de todo o poder, por ser que provinha financeiramente a família, o seu papel estava em realizar tarefas fora da casa, ou seja, ter um trabalho, com rendimentos suficientes para a manutenção de todas as despesas do lar, não precisando a esposa, trabalhar fora. Assim o marido mantinha seu status, perante os demais homens da sociedade.
Para o homem a ideia que o ligava a paternidade, era associada a da posse dos bens, e a garantia da herança para as gerações futuras, passando a interpretar a sexualidade da mulher como um instrumento de submissão aos interesses do homem, tanto no repasse dos bens materiais, através da herança, como na reprodução da sua linhagem. O Homem passou a ser o dono da mulher, como forma dele perpetuar-se através da descendência. As funções básicas atribuídas às mulheres acabaram restritas ao mundo doméstico. “Quando na letra da música, “Ai que saudades da Amélia”, os autores utilizam um pronome indefinido “ Aquilo, sim é que era mulher”, o discurso ganha força por ser tratar a mulher como um objeto e já mostrando nesta época uma indignação do homem em relação de uma mulher que já estava em transformação e aquela ideia estaria incomodando o homem.
As mulheres iniciaram sua trajetória de discussões e pensamentos a cerca das questões de gênero e do feminismo, mas claramente e sistematizado a partir do ano de 1949, com a publicação do “ Le deuxieme sexe” ( O segundo sexo), de Simone de Beauvoir  que foi o marco da luta política das mulheres contra a dominação masculina, e deu visibilidade as discussões que já haviam sendo realizadas desde 1930.
A mulher então sempre posicionada em segundo plano em relação ao homem passa a requerer seu status de igualdade, pois indiferente das questões relevantes a esses temas, continuava tendo seu trabalho desqualificado, com remunerações inferiores, e ainda em menor número nas posições de chefias e cargos políticos. Essa desigualdade fez com que as lutas ganhassem mais força para continuar em busca do objetivo e sendo pauta constante nas pesquisas do desenvolvimento históricos e sociais.
Ao analisarmos as mudanças de comportamento que alteraram as relações entre homens e mulheres, observamos uma vontade de ocupar espaços até então masculinos, as mulheres dedicaram-se aos estudos e ao aperfeiçoamento profissional.
A então dona de casa começa a traçar um novo destino e ganhar novos rumos, iniciando um processo de aceitação e de afirmação dos seus desejos e se posiciona como um sujeito de sua identidade, cobrando seus direitos em relação aos homens, tendo como vontade própria se arrumar, e questionando as ideias paternalistas que sempre orientava aos afazeres do lar, bem como sua permanência dentro de casa.
Esse modelo de sociedade patriarcal permaneceu ao longo dos tempos, mesmo na sociedade industrial, no entanto nesse modelo das sociedades industriais, as questões trabalhistas são divididas entre o trabalho fora de casa e o mundo doméstico.
A incorporação do trabalho das mulheres nas fábricas abriu um leque de possibilidades de transformação do pensamento patriarcal, no entanto as desigualdades ainda eram bem visíveis, pois nas remunerações do trabalho, a mulher sempre tinha ordenados inferiores aos dos homens.
Inicia-se uma disputa pelo mercado de trabalho, pois os homens com o pensamento de chefe de família acusavam as mulheres, agora mais requisitadas nas fábricas, por representarem menos despesas aos patrões, de tomarem seus lugares nos postos de trabalho.
As questões de gênero, de uma forma ou de outra se acercava das lutas contra o sistema capitalista de produção, levantando indagações na consciência da classe trabalhadora.
Em contra partida as mulheres alavancaram as lutas por melhores condições de trabalho, igualdade na jornada de trabalho para homens e mulheres e outros direitos fundamentais, como por exemplo, direito a voto nas eleições.
As manifestações estavam ligadas as mulheres, como um meio para as transformações que incomodariam os homens, já acostumados por seu status de poder de mandar e ser obedecido.
Ganhando voz e autonomia a mulher ia aos poucos perdendo o medo de colocar-se socialmente e revertendo a ideia de inferioridade, rompendo com a submissão.
Com a utilização do nome “ Amélia”, na letra do samba de Ataulfo Alves e Mário Lago ( 1942), o nome deixa de ser um substantivo próprio, ganhando uma ideia de sujeito comum, onde os pensamentos machistas são os que aparecem nas relações comportamentais, fez com que o termo ganhasse a força que tem hoje. A mulher da contemporaneidade, além dos cuidados coma casa, com os filhos, a família, divide seu tempo entre se cuidar, fazer uma atividade de lazer, trabalhar fora, estudar e acima de tudo entender-se como mulher e não mais ser vista e descrita por um olhar masculino e sim, criado e recriado por ela mesma, expondo suas vontades e opiniões, fazendo valer os seus direitos e levantando bandeiras até então esquecidas, na contemporaneidade, a mulher está alcançando direitos legais que não resolvem os problemas na totalidade, mas minimizam impactos negativos sofridos ao longo da história. Avanços como a Lei Maria da Penha que estabelece punições a agressões contra as mulheres e dá amparo legal as vítimas de agressão, é um dos exemplos desse avanço no pensamento e na transformação de toda uma sociedade.
Muito ainda há o que se fazer para que anos de desigualdade sejam reparados, pois ainda hoje, quando se é necessário a criação de leis que punam empresas que remunerem diferentemente mulheres e homens que exerçam a mesma função, é porque  situações que  diferenciam homens como superiores e mulheres como inferiores ainda acontecem em nosso país.




Educação Especial – Integração e Inclusão
Ednéia Patrícia Dias

Para destacarmos as principais diferenças entre integração e inclusão, primeiramente é preciso dizer que ambas refletem uma evolução no pensamento em relação à educação especial e até mesmo um processo de uma educação para e na diversidade.
Podemos entender as questões ligadas a integração de algumas maneiras mais marcantes. O próprio conceito de integração pode ser encontrado como um grupo de alunos que frequentam escolas especiais para pessoas com algum tipo de deficiência, também classes especiais de residências especiais para o convívio de deficientes.
Por ainda se tratar de um processo recente em nosso país, sendo observados fatos mais sistematizados a partir da década de 60, a ideia de integração vem como uma resposta a um anseio de transformação da escola, mas também de toda a sociedade e de um novo modo de compreensão da própria educação, que até então se apropriava dos antigos conceitos e práticas da segregação, ou seja, alunos com capacidade para o desenvolvimento integral eram assistidos pelo sistema educativo, enquanto os demais, com alguma deficiência eram não aptos para receber essa educação.
Tendo como mola mestra da integração a normalização que se refere ao acesso de pessoas socialmente desvalorizadas não apenas no contexto escolar, mas em todas as atividades sociais, promove uma análise de ver as relações entre as pessoas, excluindo todos os rótulos e preconceitos.
Integrar o aluno ou a pessoa é possibilitar que a mesma tenha acesso à educação, que pode vir a ser uma matrícula em classes regulares ou também em escolas ou instituições de ensino especial.
Exemplificado por um sistema educacional conhecido como Cascata, a integração  previa uma série de possibilidades aos alunos de transitarem entre vários níveis do ensino, podendo ir da classe regular ao ensino especial, no entanto todos os serviços ofertados nesse método eram separados, dificultando ao aluno nivelado no ensino especial, alcançar avanços para uma classe regular.
Levantando questionamentos acerca do conceito de integração, bem como todas as políticas educacionais, surgem como uma nova opção de inserção que é a inclusão, que tem um novo olhar sobre a organização da educação seja ela regular ou especial.
A ideia de inclusão não é compatível a integração, pois indica que todos os alunos, sem exceções, devam frequentar as salas de aula do ensino regular, instituindo uma inserção escolar completa e sistemática.
Destacamos as questões antagônicas que se remetem a integração e a inclusão, como sendo uma das mais marcantes o fato de que a integração, objetiva inserir o aluno em um grupo já excluído dos demais e rotulado como os com menos capacidade de desenvolvimento, enquanto a inclusão ao contrário, não deixa nenhum aluno em condição de inferioridade em nenhum aspecto, desde a sua entrada na escola, observando as necessidades de todos os alunos e estruturando-se para saná-las.
Para essa mudança inclusiva, todos da escola devem receber apoio, e não somente o aluno com dificuldade, mas professores, administração, e todos que atuam nesse processo.
Enquanto na integração o modelo é a Cascata, na inclusão é o caleidoscópio, pois exemplifica a necessidade de todos os pedaços para que o todo seja mais elaborado, ou seja, em um ambiente mais variado e rico, as crianças podem se desenvolver melhor.
Na integração escolar, a inserção é condicional e vai depender do aluno, da sua adaptação para o seu desenvolvimento, a possível ascensão para uma classe regular ou para outro nível superior ao que se encontra, enquanto na inclusão essa inserção se dá de forma incondicional, não deixando de incluir nenhum tipo de aluno, enquanto que é o sistema educativo que terá que desenvolver-se, e adaptar-se aos alunos.



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