terça-feira, 29 de maio de 2012



Criei esse Blog, só pra poder dividir e trocar experiências com os colegas que assim como eu, são apaixonados pelo ensinar e aprender, e que não se rendem a mesmisse, usando e abusando da criatividade para encantar seus alunos.
A minha ferramenta? A Arte é claro! E mergulho de cabeça nessa proposta, utilizando das inúmeras possibilidades do teatro, da música, da dança e das artes visuais para desenvolver o processo de ensino/aprendizagem.E como o saber, não é singular, e só faz sentido se compartilhado, sinta-se a vontade para comentar, sugerir, indicar, etc.A Atrizfessora, agradece!Com carinho...Ednéia Patrícia Dias 

ACESSE AS PÁGINAS AO LADO .

sábado, 26 de maio de 2012



STF legaliza sistema de cotas em universidades
(Esta foi a terceira vez que o Supremo analisou o assunto nas últimas semanas)

O Supremo Tribunal Federal (STF) voltou a declarar a legalidade
das cotas em universidades públicas. Desta vez, os ministros
analisaram recurso de um estudante que não foi aprovado no
vestibular para a Universidade Federal do Rio Grande do Sul
(UFRGS) e que creditou o fato à existência de cotas raciais na
instituição.
É a terceira vez que o STF analisa o assunto nas últimas
semanas: os ministros já aprovaram o sistema usado no Programa
Universidade para Todos (ProUni) e na Universidade de Brasília
(UnB). No julgamento do último dia 9, por um placar de10 votos a
1, os ministros concluíram que as cotas também devem continuar
na universidade gaúcha.
Na ação protocolada em 2010, o estudante Giovane Pasqualito
Fialho alegou que, apesar de ter tirado nota superior à de
candidatos selecionados pelo sistema de cotas, não foi aprovado
no vestibular. A universidade destina 30% das 160 vagas a 

candidatos egressos de escola pública e a negros que
também tenham estudado em escolas públicas (sendo 15%
para cada), além de dez vagas para candidatos indígenas.
O relator do processo, ministro Ricardo Lewandowski,
votou pela legalidade das cotas lembrando os julgamentos
anteriores. Para o ministro, cada universidade procura
“atender as metas estabelecidas na Constituição no que diz
respeito ao atingimento de uma sociedade mais justa, mais
fraterna e mais solidária”.
O único voto divergente foi do ministro Marco Aurélio
Mello. “Uma coisa é a busca do tratamento igualitário
levando em conta a raça e o gênero. Outra coisa é fazer
uma distinção pela escola de origem”. Como o caso foi
classificado pelos ministros na categoria de “repercussão
geral”, a decisão valerá para todos os processos semelhantes.

domingo, 20 de maio de 2012


“Quem mexeu na minha bagunça”
Celi Piernikarz
Marilucia R. Gonçalves

Como ajudar
É Notícia
As autoras explicam que os pais devem começar a ajudar na organização dos filhos desde cedo, praticando perto deles pequenos atos de organização, como a manutenção dos seus pertences, guarda-roupas
arrumado etc. “Sempre mostrando como se faz e mais tarde fazendo com eles até que possam caminhar sozinhos. Esta ajuda deve ser lúdica e prazerosa, para se tornar um hábito saudável no futuro”, ressaltam.
Já os professores podem e devem ajudar seus alunos ensinando técnicas de estudo que irão contribuir muito com o aprendizado. Marilúcia explica ser preciso lembrar que não se deve estudar apenas para prova, para conseguir nota e sim para aprender. “E isso só se consegue estudando todos os dias, fixando o aprendizado diário”. O professor Pierluigi Piazzi, estudioso do comportamento do cérebro, na hora do estudo, é indispensável “estudar fazendo”. Segundo ele, nunca se deve estudar sem ter do lado um lápis e uma folha de papel. O ato de escrever permite maior fixação do conteúdo estudado.
Nesta linha a pedagoga Gabriela Lian Branco Martins, utiliza em seu colégio, em São Paulo, uma técnica de leitura e síntese chamada de Organização do Trabalho Intelectual (OTI), para ajudar os alunos a compreender um texto didático. A técnica consiste, resumidamente, em separar o texto por parágrafos, escolher o ponto principal de cada parágrafo e ir fazendo um texto paralelo em forma de “esquemas com chaves”.
Este processo auxilia o aluno não só a estudar para a prova, mas também a selecionar em um texto as informações relevantes. Se for aplicada antes das aulas, por exemplo, o aluno vai conseguir entender melhor o que o professor explicar e poderá participar com mais segurança das atividades em sala.
Segundo Marilúcia, há inúmeras formas de ajudar um aluno a conseguir organizar-se para aproveitar melhor o aprendizado. “O importante é dar ferramentas e caminhos para ele poder seguir sozinho num período posterior”, ensina.



20 de maio é o dia do Pedagogo! 
 Seja sempre um encorajador do vôos!

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

"Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado." Rubem Alves


Premio Talento Volkswagen

A Volkswagen do Brasil está com inscrições abertas
para o Talento Volkswagen Design 2012 por meio do
site http://www.vw.com.br/design, onde também
estará disponível o regulamento.
Estudantes universitários que estiverem, em 2013,
no último ano dos cursos de Desenho Industrial, Design
de Acabamentos, Arquitetura e Moda podem inscrever
gratuitamente seus projetos na 14.ª edição do processo
seletivo de estágio da empresa, até 29 de junho.
O Talento Volkswagen Design 2012 é dividido em três
fases. Após a etapa de inscrições e apresentação dos
trabalhos (2/5 a 29/6), os estudantes terão seus projetos
avaliados pela equipe de designers da Volkswagen
do Brasil. Na segunda fase, os candidatos aprovados
visitarão a unidade Anchieta da Volkswagen do Brasil, em
São Bernardo do Campo, onde também farão a prova de
aptidão, a dinâmica e a entrevista.
A terceira e última fase será a apresentação do
trabalho final, com defesa perante banca, e a premiação.

sexta-feira, 18 de maio de 2012


O Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia,
Iniciativa que reconhece trabalhos com potencial
de desenvolvimento para o bloco, está com
inscrições abertas para a edição 2012. Estudantes
e pesquisadores da Argentina, Bolívia, Brasil,
Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai
e Venezuela poderão enviar seus trabalhos com o
tema “Inovação tecnológica na saúde”, à Unesco
nas categorias Iniciação Cientifica, Estudante
Universitário, Jovem Pesquisador e Integração até
o dia 09 de julho.
O reconhecimento é realizado pela Reunião
Especializada em Ciência e Tecnologia do Mercosul
(RECyT) com o patrocínio do Ministério da Ciência,
Tecnologia e Inovação (MCTI/Brasil). Conta com a
parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento
Científico e Tecnológico (CNPq), da Organização
das Nações Unidas para a Educação, a Ciência
e a Cultura (Unesco) e do Movimento Brasil
Competitivo (MBC).
Além de incentivar a realização de pesquisa
científica e tecnológica orientada para os países
integrantes do mercado, o Prêmio espera levantar
contribuições para o desenvolvimento científico e
tecnológico do Mercosul, colaborando também para
o processo de integração regional entre os países
membros e associados, instigando o crescimento
dos estudos e difusão das realizações e avanços
já alcançados. Mais informações e o regulamento
completo podem ser encontrados no portal da Unesco.
A divulgação da listagem dos trabalhos pré-aprovados
serão revelados no dia 24 de agosto, no site http://
eventos.unesco.org.br/premiomercosul
Dia 18 de Maio.


Dia de lembrar que ainda existe exploração sexual contra crianças e adolescentes em nosso país, e não devemos nos calar, diante deste cenário. Denuncie. disque 100 e proteja nossas crianças!