domingo, 20 de maio de 2012


“Quem mexeu na minha bagunça”
Celi Piernikarz
Marilucia R. Gonçalves

Como ajudar
É Notícia
As autoras explicam que os pais devem começar a ajudar na organização dos filhos desde cedo, praticando perto deles pequenos atos de organização, como a manutenção dos seus pertences, guarda-roupas
arrumado etc. “Sempre mostrando como se faz e mais tarde fazendo com eles até que possam caminhar sozinhos. Esta ajuda deve ser lúdica e prazerosa, para se tornar um hábito saudável no futuro”, ressaltam.
Já os professores podem e devem ajudar seus alunos ensinando técnicas de estudo que irão contribuir muito com o aprendizado. Marilúcia explica ser preciso lembrar que não se deve estudar apenas para prova, para conseguir nota e sim para aprender. “E isso só se consegue estudando todos os dias, fixando o aprendizado diário”. O professor Pierluigi Piazzi, estudioso do comportamento do cérebro, na hora do estudo, é indispensável “estudar fazendo”. Segundo ele, nunca se deve estudar sem ter do lado um lápis e uma folha de papel. O ato de escrever permite maior fixação do conteúdo estudado.
Nesta linha a pedagoga Gabriela Lian Branco Martins, utiliza em seu colégio, em São Paulo, uma técnica de leitura e síntese chamada de Organização do Trabalho Intelectual (OTI), para ajudar os alunos a compreender um texto didático. A técnica consiste, resumidamente, em separar o texto por parágrafos, escolher o ponto principal de cada parágrafo e ir fazendo um texto paralelo em forma de “esquemas com chaves”.
Este processo auxilia o aluno não só a estudar para a prova, mas também a selecionar em um texto as informações relevantes. Se for aplicada antes das aulas, por exemplo, o aluno vai conseguir entender melhor o que o professor explicar e poderá participar com mais segurança das atividades em sala.
Segundo Marilúcia, há inúmeras formas de ajudar um aluno a conseguir organizar-se para aproveitar melhor o aprendizado. “O importante é dar ferramentas e caminhos para ele poder seguir sozinho num período posterior”, ensina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário